sábado, 29 de dezembro de 2012

titulo da postagem

Quem nunca passou pela situação de uma hora estar criticando a sociedade brasileira e sua cultura podre para a massa alienada e minutos depois estar descendo até o chão, virando um copo de cerveja garganta abaixo e fazendo carinha de quem está gostando d+, não sabe o que é perda de dignidade.
Todos concordamos que o funk é repleto de pobreza musical, letras de gosto duvidoso e muita gente sem talento, mas alguns membros desta cena tentaram dar pinceladas de bom gosto ao estilo e quase atingiram à dignidade, por isso o Anteontem Musical faz esse especial e elege 10 funk dignos (ou quase isso...)

Clique para ler o post completo, bate na palma da mão e vai mexendo o popozão.


10º Lugar: Tô Tranquilão - Mc Sapão
Chegou perto da dignidade por...: Por ser o hino funk das festinhas de colégio,  uma musica bonitnha, agitadinha e com um super apelo Pop,  facílimo de agradar à todo mundo, até a sua avó desceria até o chão com a simplicidade dessa música. É aquele tipo de música que um hipster blasé ouviria e sem dar o braço a torcer diria: "É.... num eh tão ruim igual aos outros funks podres não..."

O que faltou para ser digna: Faltou criatividade né, porque a música tem duas estrofes e um refrão e isso se repete por quase três minutos.



9º Lugar: Glamurosa - Mc Marcinho
Chegou perto da dignidade por...: Causa de seu refrão, o funk é sempre lembrado por sexualizar extremamente a imagem da mulher e nesse caso, tal imagem é enaltecida (do jeito safadinho do funk, é claro), mas não é nada degradante ser chamada de rainha e poderosa , não é verdade?
Glamurosa, Rainha do funk..não, PERA!
O que faltou para ser digna: Faltou Mc Marcinho saber cantar e ter uma boa dicção, não é minha gente? "mulheres saradas, lindas derlumbrante.." não dá né..


8º Lugar: Me Leva - Latino

Chegou perto da dignidade por...:  Na verdade, dói o coração ter que falar bem do Latino em algum post, mas é inegável a importância dessa música para o funk, em uma época em que a imagem do funk era super tensa (leia na próxima posição) Latino veio com esse hino do Funk Melody (Vertente que vai dominar esse top) e mostrou pro país um lado mais fofo e romântico do funk (Assuma que você já cantou e dançou inumeras vezes esse refrão ao longo da sua vida)

O que faltou para ser digna: Ser cantado por alguém que não usasse uma roupa com ombreiras gigantes, um bigodinho ridículo e mullets. Além de suas dancinhas tensas é claro, que já foram analisadas nesse post
Elegância, Charme e Dignidade...-sqn 


7º Lugar: Rap da Felicidade - Cidinho e Doca
Rap da Felicidade by Mc Cidinho e Doca on Grooveshark 
Chegou perto da dignidade por...:O funk viver uma época tensíssima em meados dos anos 90, nos bailes aconteciam espancamentos, brigas generalizadas, confrontos de gangs e é claro mortes. Essa música veio como um pedido de paz para tal situação e conquistou o país, seu refrão é cantado até hoje e é com certeza um marco na popularidade do gênero.
O que faltou para ser digna: Faltou gente com talento pra cantar e com tanto conteúdo dava pra sair uma letra com rimas melhores né? Mas o refrão eclipsa tudo e transforma essa música em clássico.




6º Lugar: Conquista - Claudinho & Buchecha

Chegou perto da dignidade por...: Transformar o funk em pop, dar um upgrade nas letras e mostrar que o estilo tinha potencial para agradar publicos variados desde crianças a adultos.. e é claro dar origem a passinhos que de tão ridículos e simpáticos chegam a ser legais..
Até a Xuxa entrou na dança...
O que faltou para ser digna: Não queria ser repetitivo, mas fazer o quê se esse é um dos problemas do funk, faltou Claudinho saber cantar e ter boa dicção tmb.




5º Lugar: Perlla - Eu Vou 

Chegou perto da dignidade por...:  Depois do sucesso de Tremendo Vacilão (Que provavelmente você vai barraquear por não ter entrado no top) a princesinha do funk [?] e também uma das poucas integrantes do funk que podemos realmente chamar de cantora, lançou esse hino das pistas de dança, que funciona muito bem pra um esquenta pré-balada e também como música de recuperação pós-relacionamento frustrado, ou seja, Perlla serve pra tudo... ou servia né, já que agora se lançou em carreira gospel.
Dignidade pra quê?!
O que faltou para ser digna: Uma letra melhor desenvolvida talvez, mas como o propósito da música é  se jogar na balada como se não houvesse amanhã, isso nem faz tanta diferença pra falar a verdade.



4º Lugar: Só Love - Claudinho & Buchecha

Chegou perto da dignidade por...: Por ser a primeira balada romantica em ritmo de funk ja lançada (pelo menos no mainstream foi) e colocar um violão na música (ato copiado por muita gente do funk melody posteriormente) o que a enfofeceu ainda mais. Transformar um funk em "tema de casal" não é nada fácil, e por isso Só Love chega tão alto em nosso top.
O que faltou para ser digna: Mesma coisa de conquista, só q nesse caso a dicção (e a lingua presa) de Claudinho incomoda ainda mais. Mas a música não deixa de ser bonitíssima por conta disso.


3º Lugar: Bucky Done Gun - M.I.A.
Chegou perto da dignidade por...:  Pegar uma música tosquíssima de Deise Tigrona e transformar em uma canção que foi sucesso de crítica no mundo todo, impulsionando a carreira de M.I.A. e mostrando que o funk tem um potencial super inexplorado basta ter boa produção envolvida.
♪ I'm armed and I'm equal, more fun for the people!!!
O que faltou para ser digna: Ser algum brasileiro cantando, é super triste o fato de ter que vir alguem de fora mostrar que o funk carioca pode ser digno.


2º Lugar: Baile da Pesada - Fernanda Abreu
Chegou perto da dignidade por...:  Ser o grande hino do funk carioca, o pacote de referencias ao cenario funk do rio de janeiro é muito bem aplicado à letra da música, que também conta com uma melodia pré refrão e um produção sensacionais. O que leva a ex-integrante do Blitz ao segundo lugar no top dignidade do funk.
Ser periguete- Eu tentei...
O que faltou para ser digna: Podia ter um momento pancadão lá pro meio da música né? acho que se aplicaria muito bem ao contexto.



1º Lugar: Ela só pensa em beijar - Mc Leozinho
Chegou perto da dignidade por... Ter sido uma das 10 musicas mais tocadas no país no ano de 2006, ter agradado a quase todo mundo e ser um dos poucos funks cariocas que você não tem vergonha de falar que gosta, alias a musica fez tanto sucesso que chamou a atenção do caça niqueis mor da musica brasileira, ROBERTO CARLOS que a cantou em seu especial de fim de ano...

E no vídeo dessa apresentação vemos a síntese de todo o espírito desse post, veja q quando o (cof...cof) Rei diz que estava ouvindo um funk e que achou a letra boa como seu publico maravilhoso RI LITROS!!! e como minutos depois eles tão lá quebrando até o chão como se não houvesse amanhã... #ficaareflexão

__________________________________________________________
FUNK CARIOCA, SAUDADES De VOCÊ, DAS CACHORRAS, DAS PREPARADAS, DAS POPOZUDAS, enfim, DO BAILE TODO!!

0 comentários:

Tags

10cc (1) 1982 (1) 1982. (1) 1986 (1) 1990 (1) 1991 (1) 1994 (1) 1995 (1) 1996 (1) 1998 (1) 1999 (1) 2000 (1) 2001 (1) 2002 (1) 2003 (1)

Like!

Enquete

Tecnologia do Blogger.

Lembra Disso?

Seguidores